SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Terapia hormonal na pós-menopausa e risco de cancro da mama e ginecológicoMola hidatidiforme parcial às 17 semanas de gestação com Síndrome de HELLP: o papel do rastreio de 1.º trimestre na prevenção índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

DAVID, Daniela; PIRES, Rafaela; MARQUES, Ana Filipa  e  SILVA, Isabel Santos. Síndrome de Conn no pós-parto, um diagnóstico facilmente esquecido - caso clínico. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.2, pp.152-156.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1646-5830.

O hiperaldosteronismo primário (HAP) é um diagnóstico difícil e geralmente subdiagnosticado na gravidez e no pós-parto. Descreve-se um caso clínico de HAP diagnosticado no pós-parto numa mulher que recorreu ao Serviço de Urgência com quadro hipertensivo grave às 35 semanas de gestação. No pós-parto devido à manutenção de hipertensão e hipocaliémia refratárias à medicação, diagnosticou-se HAP resultante de adenoma da supra-renal. As causas secundárias de hipertensão devem ser consideradas na gravidez e no pós-parto, perante um quadro hipertensivo refratário ao tratamento.

Palavras-chave : Gravidez; Hipertensão; Hiperaldosteronismo primário; Pré-eclâmpsia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )