SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Mola hidatidiforme parcial às 17 semanas de gestação com Síndrome de HELLP: o papel do rastreio de 1.º trimestre na prevençãoSilicone e dilemas na vigilância senológica - um caso peculiar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

SIMOES, Joana da Cunha et al. Úlcera de Lipschütz associada a infeção por SARS-CoV-2 - um caso clínico. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.2, pp.163-165.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1646-5830.

Úlcera de Lipschütz (UL) trata-se de um diagnóstico de exclusão, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de úlceras vulvares dolorosas, profundas e de grandes dimensões, normalmente associadas a uma doença infeciosa de transmissão não sexual. Neste artigo descrevemos o caso de uma mulher com febre, mialgias e odinofagia associadas a SARS-CoV 2 e úlceras vulvares profundas, dolorosas, com padrão em espelho características de UL. Fez tratamento com corticoides tópicos e lidocaína com resolução completa. Não foi encontrada outra causa para as úlceras vulvares. Encontrámos na literatura recente quatro outros casos semelhantes. A UL é muitas vezes subdiagnosticada pelo que o objetivo do artigo é sublinhar a possibilidade deste diagnóstico numa paciente com COVID-19 após exclusão de outras causas possíveis.

Palavras-chave : Vulva; Úlcera; Vulvodinia; SARS-CoV-2; COVID-19; Caso-clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )