SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Rastreio e orientação de infeções por Papilomavírus Humano de Alto Risco: aprendizagens decorrentes da pandemiaVia de parto: o que preferem as mulheres portuguesas? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

HUNDAROVA, Kristina; FRUTUOSO, Cristina; AGUAS, Fernanda  e  ANDRADE, Cláudia. Precisão Diagnóstica da Pesquisa do Gânglio Sentinela no Cancro do Endométrio em Estadios Iniciais - Um Estudo Unicêntrico. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.3, pp.196-203.  Epub 30-Set-2023. ISSN 1646-5830.

Introdução:

No cancro do endométrio (CE), o estadiamento cirúrgico é fundamental para estabelecer o prognóstico. Contudo, o valor terapêutico da linfadenectomia sistemática não foi demonstrado. A biópsia do gânglio sentinela (BGS) tem-se revelado como alternativa ao estadiamento cirúrgico clássico. O objetivo deste estudo foi avaliar a precisão diagnóstica da BGS em doentes com CE em estádios iniciais, num centro terciário.

Materiais e Métodos:

Estudo retrospetivo observacional, unicêntrico, de doentes com CE no estádio I ou II da FIGO, submetidas a cirurgia primária por laparoscopia com BGS, após injeção cervical de verde de indocianina. Realizou-se protocolo de ultraestadiamento em todos os gânglios sentinela identificados. Calcularam-se a taxa de deteção, sensibilidade, valor preditivo negativo e taxa de falsos negativos.

Resultados:

Incluíram-se 56 doentes. A taxa de deteção total e bilateral foi de 96,4% e 80,3%, respetivamente. Após a BGS, a linfadenectomia sistemática foi realizada em 19 (33,9%) doentes. A metastização ganglionar foi detetada em 6 (10,7%) casos, todos em gânglios sentinela. Nas quatro doentes, do grupo de baixo risco de recorrência, submetidas apenas a BGS, a invasão ganglionar foi sob a forma de micrometástases, nos 2 casos que realizaram linfadenectomia pélvica foram encontradas macrometástases. A sensibilidade e o valor preditivo negativo da BGS foi de 100%, com taxa de falsos negativos de 0%. A análise comparativa entre o grupo submetido apenas a BGS e o submetido ao estadiamento ganglionar clássico, demonstrou diferenças significativas na duração da cirurgia, dias de internamento e complicações, que foram superiores neste último. Não houve efeitos adversos associados à utilização do verde de indocianina.

Conclusão:

A BGS é um procedimento seguro com elevada taxa de deteção e sensibilidade, permitindo reduzir a morbilidade associada ao estadiamento clássico. O protocolo de ultrastaging é essencial para diagnosticar envolvimento metastático de baixo volume, influenciando o estadiamento definitivo de doentes com aparente baixo-risco de recorrência.

Palavras-chave : Cancro do endométrio; Biópsia do gânglio sentinela; Verde de indocianina; Cirurgia minimamente invasiva; Linfadenectomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )