SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Impacto da contraceção oral combinada na massa óssea durante a adolescência: uma revisão baseada na evidênciaBócio fetal: diagnóstico e orientação pré natal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

LOPES, Ana Cláudia et al. Melanoma Maligno Primário da Vagina - um diagnóstico raro e oculto. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.3, pp.226-230.  Epub 30-Set-2023. ISSN 1646-5830.

Os melanomas malignos primários da vagina são tumores raros, com uma incidência de 0,46/1000000 de mulheres e menos de 500 casos descritos na literatura. O padrão genético parece diferente do observado nos melanomas cutâneos. Estes tumores surgem, habitualmente, em mulheres entre 60-70 anos com hemorragia, corrimento ou massa vaginal. São tumores agressivos e o diagnóstico é geralmente realizado em estadios avançados, resultando em baixas taxas de sobrevivência. Apresentamos um caso de uma mulher de 74 anos, acamada, com um melanoma maligno primário da vagina com 4 cm. O maior desafio nestes tumores é o facto de não existirem protocolos de tratamento estabelecidos.

Palavras-chave : Melanoma da mucosa; Melanoma maligno; Vagina; Trato genital feminino; Melanoma primário.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )