SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Melanoma Maligno Primário da Vagina - um diagnóstico raro e ocultoCaso Clínico: Síndrome de Loeys-Dietz Pré-Natal - Dilatação do tronco da artéria pulmonar e da aorta ascendente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

VIEIRA, Vanessa et al. Bócio fetal: diagnóstico e orientação pré natal. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.3, pp.231-233.  Epub 30-Set-2023. ISSN 1646-5830.

O hipertiroidismo clínico complica 0,2 a 0,7% das gestações, na maioria por doença de Graves. Grávida de 26 anos, com doença de Graves. Às 32 semanas, foi identificado bócio fetal e confirmado hipotiroidismo após realização de cordocentese. Foram suspensos os fármacos antitiroideus maternos e administrada levotiroxina intramniótica, resultando na diminuição da glândula tiroideia e na melhoria da sua função. A gravidez terminou em parto vaginal espontâneo às 37 semanas, confirmando-se a normalização da função tiroideia fetal no sangue do cordão umbilical. O hipotiroidismo fetal deve ser diagnosticado e tratado precocemente, dado ser causa potencialmente tratável de atraso do desenvolvimento psicomotor.

Palavras-chave : Bócio fetal; Hipotiroidismo fetal; Cordocentese.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )