SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Caso Clínico: Síndrome de Loeys-Dietz Pré-Natal - Dilatação do tronco da artéria pulmonar e da aorta ascendenteDe hematometrocolpos a cancro do colo do útero: quando o co-teste negativo não é tranquilizador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versión impresa ISSN 1646-5830

Resumen

SARAIVA, Susana; MACIEL, Raquel  y  LEITAO, Susana. Evisceração intestinal transvaginal 8 anos após histerectomia vaginal - uma emergência cirúrgica rara. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.3, pp.238-241.  Epub 30-Sep-2023. ISSN 1646-5830.

A deiscência da cúpula vaginal e a evisceração são complicações raras, mas potencialmente graves da histerectomia, com risco significativo de morbimortalidade da paciente. Os autores relatam um caso de evisceração transvaginal de intestino delgado numa mulher de 91 anos, 8 anos pós-histerectomia, identificada após uma queda. A redução manual do intestino e a correção da cúpula vaginal foi realizada no bloco operatório. Ao 3.º dia pós-operatório, o trânsito intestinal estava restabelecido e 7 dias após cirurgia, ela desenvolveu edema agudo do pulmão, o que provocou a sua morte.

Palabras clave : Evisceração intestinal; Deiscência de cúpula vaginal; Histerectomia vaginal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )