SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Estetrol/Drospirenona - um avanço em relação à CHC com etinilestradiol?Sexualidade no Pós-Parto: Revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

ALMEIDA, Tiago et al. Gestão da dor relacionada com a introdução de dispositivos intrauterinos: qual a evidência?. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.4, pp.287-298.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1646-5830.

O número de mulheres em idade reprodutiva tem vindo a aumentar, reforçando a maior necessidade de um planeamento familiar efetivo. O dispositivo intrauterino é o método contracetivo reversível de longa duração mais utilizado. Apesar dos benefícios, uma das barreiras ao seu uso é a dor durante o procedimento de inserção. Várias estratégias analgésicas têm sido estudadas, embora com resultados controversos. Conduzimos uma revisão baseada na evidência com o objetivo de sintetizar o conhecimento existente, incluindo 10 artigos. Concluímos que não existe evidência consistente sobre a utilização rotineira de analgesia na inserção de dispositivos intrauterinos (Força de Recomendação B).

Palavras-chave : Analgesia; Dor; Dispositivos intrauterinos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )