SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Gestão da dor relacionada com a introdução de dispositivos intrauterinos: qual a evidência?Uma gravidez desconhecida numa doente com sífilis latente: relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

CERCAS, Maria Rosário; PAIVA, Margarida Basto; SARMENTO, Ricardo  e  LOPES, Ana Paula. Sexualidade no Pós-Parto: Revisão da literatura. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.4, pp.299-304.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1646-5830.

O pós-parto é caracterizado por alterações físicas, sociais e psicológicas. A retoma da atividade sexual ocorre normalmente após as seis semanas e é influenciada por vários fatores. O impacto emocional, social e físico do parto está ligado à função sexual pós-parto. Assim, o parto, a amamentação, a autoimagem, a mudança social e familiar do casal e a depressão pós-parto têm impacto a nível da vivência sexual do casal. É essencial o diálogo em casal e com profissionais de saúde. Ao reconhecer e abordar as dificuldades, os casais podem manter uma relação sexual saudável e satisfatória durante esta fase da vida.

Palavras-chave : Sexualidade; Pós-parto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )