SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Hematoma retroperitoneal após parto eutócico por avulsão da veia ovárica direita. Uma complicação raraFusão labial completa e retenção urinária em mulher na pós-menopausa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

BARROS, Tânia; MOREIRA, Cristiana; VILACA, Jaime  e  FERREIRA, Hélder. Cirurgia minimamente invasiva no tratamento de endometriose diafragmática: casos clínicos. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.4, pp.313-318.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1646-5830.

A endometriose diafragmática (ED) é uma doença subdiagnosticada que afeta entre 0,1% e 1,5% das mulheres férteis. A maioria das doentes é assintomática, no entanto, quando sintomática pode manifestar-se por uma grande variedade de sintomas. Na presença de ED sintomática, o tratamento cirúrgico é uma opção. Com a melhoria dos critérios de diagnóstico e maior suspeita clínica, prevê-se um aumento da prevalência da doença. Apresentamos dois casos de ED tratados por cirurgia minimamente invasiva. Este relato pretende descrever a nossa experiência e contribuir para uma melhor compreensão e gestão da doença.

Palavras-chave : Endometriose diafragmática; Cirurgia laparoscópica; Diafragma; Endometriose.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )