SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4An analysis of the quality of the main Spanish specialized radio networks websites: The new strategies for increasing audience participationCultural Heritage Management and New Technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

SEBASTIAO, Sonia Pedro et al. Promoção Digital: o exemplo da Gorila Vintage Edition. OBS* [online]. 2013, vol.7, n.4, pp.151-168. ISSN 1646-5954.

Este artigo analisa a campanha Gorila Vintage, desenvolvida pela agência de publicidade BAR em 2012, com o objectivo de distinguir a promoção digital da publicidade dita offline e a online, evidenciando os limites desta e argumentando sobre as vantagens de integração das técnicas “tradicionais” e digitais numa estratégia de retrobranding. Pretende-se igualmente contribuir para o entendimento prático do trabalho dos profissionais de comunicação, evidenciando as dificuldades inerentes ao processo criativo, ao conhecimento dos instrumentos e às limitações orçamentais. Em termos estruturais, o trabalho encontra-se dividido em três partes principais. Nas duas primeiras é abordado o conceito de publicidade, sua evolução, vantagens e desvantagens; e é caracterizada a estratégia do retrobranding. A última parte inicia-se com uma nota metodológica que enquadra a análise detalhada da campanha Gorila Vintage, utilizando a observação e dados analíticos da rede social do facebook, assim como, declarações dos responsáveis criativos da mesma.

Keywords : Promoção; Publicidade; Digital; Integração; Retrobranding; Gorila.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License