SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A mudança estrutural do Público e do PrivadoO filme “A Gaiola Dourada”: Reflexões sobre o regresso em força da emigração portuguesa e a ‘portugalidade’ de uma gaiola (cada vez menos) dourada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

SANTOS, Sílvio Correia  y  SANTOS, Clara Almeida. Da educação à comunicação: um mapeamento da utilização do vídeo online em universidades portuguesas. OBS* [online]. 2014, vol.8, n.3, pp.17-37. ISSN 1646-5954.

A utilização de conteúdos de vídeo online por Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal tem aumentado de forma evidente durante a última década. Extravasando a função inicialmente associada à aprendizagem, o vídeo foi progressivamente adotado como ferramenta de comunicação, num contexto marcado pela competição e pelas dificuldades orçamentais cada vez mais generalizadas. Este artigo procura explicar e contextualizar as condições tecnológicas e sociais, assim como as alterações no consumo mediático que permitiram a proliferação do vídeo na web, como forma de as IES potenciarem a captação de alunos e como ferramenta de comunicação de uma imagem diferenciada. Recorrendo a uma pesquisa que cruza dados de natureza quantitativa e qualitativa, este estudo identifica as tendências mais relevantes da criação e divulgação de vídeo na internet pelas universidades portuguesas, concluindo que se trata de uma prática generalizada, com uma grande variedade de formas de implementação, e frequentemente pouco estruturada.

Palabras clave : vídeo; web TV; ensino superior; internet; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons