SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue4Good practices in audiovisual diversity: Hype or hope?Framing Nuclear Crisis: British and Spanish Press on the Korean Peninsula Conflict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

NETO, Ivo  and  LOPES, Felisbela. Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone. OBS* [online]. 2014, vol.8, n.4, pp.105-119. ISSN 1646-5954.

A emergência dos smartphones e dos tablets, como veículos no processo informativo, é um dos tópicos mais discutidos no contexto do jornalismo digital (Aguado & Martinez, 2008; Westlund, 2013; Batsell, 2012). A ubiquidade, a mobilidade, a interatividade e o perfil multimédia destes dois aparelhos são características que os tornam importantes no contexto da sociedade da informação. Para além disso, há que ter em conta as novas oportunidades que se levantam para um consumo mais ativo por parte das audiências. De que forma é que estas oportunidades estão a ser aproveitadas pelos diferentes media? É esta pergunta que orienta a nossa investigação. Através da narração de quatro partidas da fase final da Liga dos Campeões de 2013 nas aplicação para o iPhone criadas pelo Maisfutebol, Sky Sports e Marca intentaremos responder a esta pertinente pergunta. A evolução que estes aparelhos sofreram a longo dos últimos anos tornam possível a sua utilização no campo da informação. Esta oportunidade foi aproveitada pelos mais diversos tipos de media que lançaram aplicações especificamente desenvolvidas para estas plataformas, que se vão assumindo como um terceiro ecrã informativo, depois da TV e do computador (Orgad, 2009). Neste contexto, surgem novas rotinas produtivas e um novo modo de nos relacionarmos com os conteúdos informativos. As barreiras temporais e os limites espaciais foram quebrados, podendo a informação estar disponível em qualquer lugar, num tempo fixado por nós e em diferentes formatos. O trabalho apresentado está inserido no projeto de doutoramento: “Informação 4G: Os desafios que as tecnologias móveis colocam no campo da informação”(FCT: SFRH/BD/87763/2012), que tem como uma das suas premissas acompanhar a adaptação dos diferentes media à emergência dos dispositivos de comunicação móvel na sociedade da informação.

Keywords : iPhone; Informação móvel; Maisfutebol; Sky Sports; Marca.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License