SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1New social interactions: Ways of understanding the flow of communication in organizations and daily lifeVirtual identities of Muslim women: A case study of Iranian Facebook users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

TONELLI, Elizangela; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de  and  ALMEIDA, Fabrício Moraes de. A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade. OBS* [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.149-158. ISSN 1646-5954.

Na Educação a Distância, o processo de comunicação é feito basicamente mediante a escrita em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA,s) por meio das ferramentas tecnológicas síncronas e assíncronas. Essas ferramentas são os elos entre professor e aluno  que, quando  usadas como ações motivacionais e afetivas, tornam-se um dos pilares que sustentam  o sucesso dos cursos em EaD.  O objetivo deste estudo foi identificar  alguns aspectos da comunicação escrita dentro dos fóruns  que comprometem a afetividade e a motivação do aluno, tendo em vista que esses fatores são considerados essenciais para aprendizagem. Com base nas teorias e nas análises dos recortes de  diálogos ocorridos nos fóruns de dúvidas, conclui-se que, o professor que atua como tutor a distância não deve focar somente nas intervenções conceituais e reflexivas, mas também nas afetivas e que, essencialmente, o mais importante nesse processo é  que as atividades pedagógicas, assim como a comunicação e a interação sejam permeadas pelo sentimento de acolhimento, respeito, simpatia e apreciação, além da aceitação e compreensão.

Keywords : Educação a Distância; Práxis docente; Comunicação Escrita; dialogicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License