SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Nuevas interacciones sociales: Formas de entender el flujo de la comunicación en las organizaciones y la cotidianidadVirtual identities of Muslim women: A case study of Iranian Facebook users índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

TONELLI, Elizangela; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de  y  ALMEIDA, Fabrício Moraes de. A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade. OBS* [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.149-158. ISSN 1646-5954.

Na Educação a Distância, o processo de comunicação é feito basicamente mediante a escrita em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA,s) por meio das ferramentas tecnológicas síncronas e assíncronas. Essas ferramentas são os elos entre professor e aluno  que, quando  usadas como ações motivacionais e afetivas, tornam-se um dos pilares que sustentam  o sucesso dos cursos em EaD.  O objetivo deste estudo foi identificar  alguns aspectos da comunicação escrita dentro dos fóruns  que comprometem a afetividade e a motivação do aluno, tendo em vista que esses fatores são considerados essenciais para aprendizagem. Com base nas teorias e nas análises dos recortes de  diálogos ocorridos nos fóruns de dúvidas, conclui-se que, o professor que atua como tutor a distância não deve focar somente nas intervenções conceituais e reflexivas, mas também nas afetivas e que, essencialmente, o mais importante nesse processo é  que as atividades pedagógicas, assim como a comunicação e a interação sejam permeadas pelo sentimento de acolhimento, respeito, simpatia e apreciação, além da aceitação e compreensão.

Palabras clave : Educação a Distância; Práxis docente; Comunicação Escrita; dialogicidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons