SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Programming, advertising and social responsibility in the Spanish University radio stations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

BALDI, Vania  and  COSTA, Marx Furtado. iPhone: pedaço de carne suculento. OBS* [online]. 2015, vol.9, n.4, pp.159-171. ISSN 1646-5954.

Esta pesquisa objetivou identificar como a interação entre membros de uma comunidade virtual revela e influencia interesses e comportamentos acerca de um objeto tecnológico como o iPhone. Analisou-se, através de uma abordagem netnográfica, o tipo de cultura participativa presente no fórum on-line “Everythingicafe”, espaço dedicado à discussão sobre a marca Apple. Os resultados demostraram que na comunidade analisada os produtos da marca Apple adquirem um desmesurado valor simbólico, desafiam uma busca de status social e que a fidelidade à marca chega a configurar-se como devoção. Ademais, a participação em comunidades da marca, muitas vezes, testemunha o desejo de identificar-se com um determinado grupo, mesmo não possuindo os produtos dos quais se discute.

Keywords : Comunidades Virtuais; Apple; Fetichismo Tecnológico; Comportamento do Consumidor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License