SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1As fontes de informação digitais sobre política: estudo exploratório com jovens adultos portuguesesLa Comunicación Empresarial en regiones con un bajo desarrollo empresarial: el caso de las PYMES del sur de Europa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

BARRETO, Soraya. A representação feminina na mídia esportiva: o caso Fernanda Colombo. OBS* [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.137-149. ISSN 1646-5954.

Fundamentada na abordagem teórico-metodológica nos estudos culturais e nos estudos de gênero, pretendemos discutir a representação da mulher no futebol em Pernambuco. Um dos aspectos pouco conhecidos da história do futebol remete à inserção da mulher nesse universo “naturalizado” masculino. Objetiva-se compreender a representação midiática da mulher nos gramados. Pretende-se, dessa forma, analisar as formas de integração permitidas e proibidas às mulheres, e, sobretudo, os significados encerrados em tais permissões e proibições. O objeto de análise se centra na cobertura midiática da chegada da bandeirinha catarinense Fernanda Colombo ao Recife. Com efeito, analisaremos as peças produzidas nos dois principais jornais do estado: Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. O recorte metodológico se deu através da técnica da análise de discurso à luz das teorizações de Pecheux e Maingueneau, que nos possibilitou decifrar as intenções explícitas e implícitas dos enunciados.

Palabras clave : Mulher; Futebol; Mídia; Representação; Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons