SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3El debate de la actualidad periodística española en Twitter: Del corporativismo de periodistas y políticos al activismo ciudadanoMusic for everyone? El fracaso de la radio musical pública en España en los servicios de música en streaming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

MERLO, Ana Isabel  and  PEREIRA, Sara. Os jovens e o acompanhamento da informação sobre a atualidade: questões a partir da análise de Relatórios sobre usos e práticas mediáticas. OBS* [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.80-97. ISSN 1646-5954.

Com base em dados provenientes de relatórios estatísticos nacionais e internacionais, procurou-se refletir sobre as tendências de acompanhamento da informação da atualidade no quotidiano dos jovens, questionando-se como as práticas atuais podem contribuir para a participação dos mais novos na sociedade. Nos três estudos analisados (Trends in News Consumption: 1991-2012,, do The Pew Research Center, Reuters Institute Digital News Report 2013, do Reuters Institute for the Study of Journalism e Anuário de Media & Publicidade 2013, do Grupo Marktest), observou-se que, de um modo geral, tem ocorrido um declínio no interesse pelo acompanhamento de notícias e um aumento da preferência por conteúdos mediáticos situados entre a esfera da informação e do entretenimento, em detrimento dos assuntos políticos. Ao refletir sobre o acompanhamento da atualidade, por parte dos jovens, alguns autores argumentam que o infotainment ou as soft news podem comprometer o futuro do jornalismo e da democracia (Mindich, 2005; Barbur & Goodnow, 2011; Barnhurst & Wartella, 1998; Currah e Franklin, cit. em Nguyen, 2012; Baumgartner & Morris, 2006; entre outros), enquanto outros defendem impacto positivo na sobrevivência dos media e na formação dos jovens cidadãos (Barnet, Schudson e Brewer & Marquardt cit. em Nguyen, 2012; Armstrong, 2005; entre outros). Apesar do debate controverso, argumenta-se que o caminho para a cidadania reside no desenvolvimento de competências críticas sobre a informação e da capacidade dos jovens cidadãos exprimirem interesses e ideologias, fazendo uso das potencialidades das novas ferramentas (Dahlgreen, 2011; Buckingham, 2000). Este artigo enquadra-se no projeto de doutoramento “O (des)interesse dos jovens pela atualidade: estudo sobre o papel dos media na informação sobre o mundo” (SFRH/BD/94791/2013) financiado pela FCT, QREN e POPH.

Keywords : Jovens; notícias; informação; entretenimento; cidadania; literacia mediática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License