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Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

MERLO, Ana Isabel  y  PEREIRA, Sara. Os jovens e o acompanhamento da informação sobre a atualidade: questões a partir da análise de Relatórios sobre usos e práticas mediáticas. OBS* [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.80-97. ISSN 1646-5954.

Com base em dados provenientes de relatórios estatísticos nacionais e internacionais, procurou-se refletir sobre as tendências de acompanhamento da informação da atualidade no quotidiano dos jovens, questionando-se como as práticas atuais podem contribuir para a participação dos mais novos na sociedade. Nos três estudos analisados (Trends in News Consumption: 1991-2012,, do The Pew Research Center, Reuters Institute Digital News Report 2013, do Reuters Institute for the Study of Journalism e Anuário de Media & Publicidade 2013, do Grupo Marktest), observou-se que, de um modo geral, tem ocorrido um declínio no interesse pelo acompanhamento de notícias e um aumento da preferência por conteúdos mediáticos situados entre a esfera da informação e do entretenimento, em detrimento dos assuntos políticos. Ao refletir sobre o acompanhamento da atualidade, por parte dos jovens, alguns autores argumentam que o infotainment ou as soft news podem comprometer o futuro do jornalismo e da democracia (Mindich, 2005; Barbur & Goodnow, 2011; Barnhurst & Wartella, 1998; Currah e Franklin, cit. em Nguyen, 2012; Baumgartner & Morris, 2006; entre outros), enquanto outros defendem impacto positivo na sobrevivência dos media e na formação dos jovens cidadãos (Barnet, Schudson e Brewer & Marquardt cit. em Nguyen, 2012; Armstrong, 2005; entre outros). Apesar do debate controverso, argumenta-se que o caminho para a cidadania reside no desenvolvimento de competências críticas sobre a informação e da capacidade dos jovens cidadãos exprimirem interesses e ideologias, fazendo uso das potencialidades das novas ferramentas (Dahlgreen, 2011; Buckingham, 2000). Este artigo enquadra-se no projeto de doutoramento “O (des)interesse dos jovens pela atualidade: estudo sobre o papel dos media na informação sobre o mundo” (SFRH/BD/94791/2013) financiado pela FCT, QREN e POPH.

Palabras clave : Jovens; notícias; informação; entretenimento; cidadania; literacia mediática.

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