SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The transition of a traditional newspaper to the internet age: an historical account of Le Monde's caseIntergenerational and collaborative use of tablets: «in-medium» and «in-room» communication, learning and interaction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

CAM, Florence Le  and  PEREIRA, Fábio Henrique. A comparação da identidade dos jornalistas online em suas relações com os públicos no Brasil e na França. OBS* [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.60lpage=82-. ISSN 1646-5954.

O artigo analisa as interações entre jornalistas e públicos de redações on-line no Brasil e na França. Discute as novas modalidades de participação das audiências no jornalismo. Nesse sentido, busca-se entender as possíveis mudanças nessa relação, mas também o papel dos contextos nacionais na estruturação das práticas de jornalistas e públicos nos dois países. Esta pesquisa comparativa e qualitativa utilizou entrevistas em profundidade com dez jornalistas brasileiros e dez franceses a partir de um roteiro padrão. Os resultados revelaram similitudes na forma como os jornalistas enunciaram suas interações com os públicos dos dois países: as representações são geralmente estereotipadas e as audiências são apreendidas a partir de uma visão quantitativa. Essas constatações se juntam a outros estudos sobre o tema e que relativizam a capacidade de integração dos leitores nas redações on-line. Do ponto de vista dos estudos comparativos, elas permitem reforçar a nossa hipótese de uma identidade transnacional dos jornalista on-line, baseadas sobretudo na circulação de discursos estruturantes em relação a essas prática.

Keywords : jornalistas on-line; públicos; identidade; entrevistas; estudos comparativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License