SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4The importance of the time-shifted audience in front of the linear audience in Spanish televisionPhotography on Twitter as a form of political image: The case of the general elections of 2015 in Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

MOURAO, Marisa  and  PEREIRA, Sara. Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar. OBS* [online]. 2018, vol.12, n.4, pp.159-177. ISSN 1646-5954.

Não podendo a cidadania ser pensada à margem do papel desempenhado pelos meios de comunicação na sociedade, torna-se essencial delinear estratégias de Educação para os Media que permitam o desenvolvimento de competências de acesso, de análise crítica dos media e de produção de conteúdos. Foi com base neste objetivo que desenvolvemos, em contexto escolar, um projeto de investigação-ação centrado na rádio e no seu potencial para a promoção de competências de Literacia Mediática. Neste âmbito, e tendo por base o Referencial de Educação para os Media (Pereira et al., 2014) homologado pelo Ministério da Educação, foi dinamizado um ateliê de comunicação radiofónica com uma turma de 23 alunos do 8.º ano do ensino básico de uma escola do norte do país. Nesta ação, que decorreu ao longo 12 aulas de Educação para a Cidadania, os estudantes assumiram um papel ativo na troca de experiências e saberes, foram sensibilizados para a importância do som e da rádio, adquiriram conhecimentos sobre o mundo radiofónico e desenvolveram competências comunicativas e de produção criativa. O trabalho desenvolvido evidenciou o potencial da comunicação radiofónica na promoção da Literacia Mediática e, em simultâneo, da participação e da cidadania dos jovens.

Keywords : Literacia Mediática; Educação para os Media; rádio; adolescentes; escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License