SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Reflections on ethics and selfregulation on journalism exercise by amateursRemix and participatory culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

LUCAS, Margarida; BEM-HAJA, Pedro; MOREIRA, António  and  COSTA, Nilza. Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.34-51. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS13320191453.

Este artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste sentido são sugeridas recomendações  para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras.

Keywords : DigComp; impacto; avaliação; literacia digital; informação; comunicação; colaboração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License