SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Reflexões sobre ética e autorregulação no exercício do jornalismo por amadoresRemix e cultura participativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

Resumo

LUCAS, Margarida; BEM-HAJA, Pedro; MOREIRA, António  e  COSTA, Nilza. Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.34-51. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS13320191453.

Este artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste sentido são sugeridas recomendações  para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras.

Palavras-chave : DigComp; impacto; avaliação; literacia digital; informação; comunicação; colaboração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons