SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4The university teaching of cyberjournalism in Brazil and Spain: formative responses and future challenges in convergent and social contextA content analysis case study of media and public trust in Japan: After the quake author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

BARROS, Antonio Teixeira de  and  LEMOS, Cláudia Regina Fonseca. Parlamento midiático: análise da programação da TV Câmara do Brasil sob a ótica dos parlamentes, dos mediamakers e do público. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.4, pp.107-130. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS13420191114.

Estudo sobre o uso da televisão pelo parlamento brasileiro, com base no exame da política de programação da TV Câmara, de 2010 a 2016. A pesquisa identifica quatro estratégias que a emissora emprega para ampliar as possibilidades de divulgação política: a transmissão ao vivo das sessões legislativas; a divulgação de informações políticas no formato de telejornal; a realização de debates e de entrevistas; e a produção de programas históricos, culturais e documentários. O artigo avalia os conteúdos sob a perspectiva dos mediamakers, dos parlamentares e do público. Mostra que os mediamakers defendem que a programação da emissora deve ser instrumento de promoção da transparência das atividades legislativas, do debate público e da cultura nacional. Já os deputados reivindicam maior atenção às suas atividades, inclusive bases eleitorais, enquanto o público destaca a função de monitoramento das atividades legislativas.

Keywords : Mídia e parlamento; Televisão e parlamento; Comunicação política e televisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License