SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3How the Turkish-Germans Construct Their Imagined Communities on Social Media? Textual Analysis of the Facebook Page “Turks in Germany”Citizen Facebook: The Strategic Communication of Local Power in Social Media índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

SEPULVEDA, Rita  y  VIEIRA, Jorge. Plataformas de online dating: dinâmicas de incorporação e integração numa lógica de domesticação. OBS* [online]. 2020, vol.14, n.3, pp.56-78.  Epub 15-Feb-2022. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsobs14320201579.

Entre o conjunto de aplicações disponíveis parasmartphonesas específicas deonline datingtêm sido alvo de atenção por parte da imprensa e da academia. Porém, este interesse não se traduziu numa tentativa de descrição e problematização de comportamentos no âmbito da domesticação das mesmas. Face a esta lacuna, este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar padrões de uso em função da fase de incorporação e concluir face à integração das plataformas deonline datingno quotidiano dos seus utilizadores. Para tal, recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário distribuído online e dirigido a utilizadores portugueses de plataformas deonline dating(n=326). Foi realizada uma análise de correspondência múltipla (ACM) e uma análise de agrupamentos (clusters) que indiciou a existência de três perfis distintos. Os perfis diferenciaram-se em função da dimensão incorporação no âmbito da temporalidade (antiguidade, frequência e intensidade de uso) e da socialização (iniciativa no envio da primeira mensagem, contacto de perfis e rutura comunicacional sem motivo aparente), assim como em função da dimensão integração (partilha de contacto alternativo, procura de informação nas redes sociais online e partilha de perfis com outros). Tais características permitiram concluir que os perfis se distinguem em função da experiência e de uma utilização mais ou menos consolidada. Adicionalmente a distinção também reside na transposição das lógicas comunicacionais para o ecossistema dos media sociais mais alargado, evidenciando o dinamismo do processo de domesticação.

Palabras clave : Domesticação; plataformas online dating; Portugal; práticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )