SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Doenças oncológicas em notícia: a força da investigação médica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

LELO, Thales Vilela. A influência do partidarismo na recepção de fake news e fact-checking em contexto de polarização política. OBS* [online]. 2020, vol.14, n.3, pp.134-154.  Epub 15-Feb-2022. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsobs14320201534.

A conjuntura de crescente polarização política no Brasil, ligada a uma intensa circulação de fake news nas eleições presidenciais de 2018, motiva a realização deste estudo exploratório, enfocado em apreender a confiança que o público atribui a boatos e checagens fornecidas por agências especializadas em fact-checking, tomando por referência o atentado contra o então candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ocorrido em 6 de setembro de 2018 em uma visita de campanha a Juiz de Fora (MG). A pesquisa envolveu a aplicação de um questionário online que recebeu 108 contribuições de estudantes universitários. Os dados coletados foram discriminados pela inclinação partidária dos participantes na última eleição e os resultados corroboram argumentos presentes em estudos anteriores de que: a) os cidadãos se informam sobre os acontecimentos também a partir de boatos; b) a credibilidade ou ceticismo diante de fake news são influenciados por preferências políticas; c) a concordância em correções oferecidas por fact-checkers é também moderada pelo partidarismo dos respondentes.

Palabras clave : Eleições; Fake news; Fact-checking.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )