SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4All aboard?! Co-viewing with and within connected platforms in the Eurovision Song ContestThe dilemmas of parental mediation: Continuities from parenting in general índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

Resumo

SILVA, Sónia; RUAO, Teresa  e  GONCALVES, Gisela. O estado de arte da Comunicação Organizacional: as tendências do século XXI. OBS* [online]. 2020, vol.14, n.4, pp.98-118.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsobs14420201652.

A comunicação no contexto das organizações está em constante reconfiguração. As novas formas de informação, de interação, de partilha e de consumo que caracterizam as sociedades atuais trazem novos desafios às organizações e às suas estruturas comunicativas e tal justifica, sempre que possível, uma incursão pelo campo da Comunicação Organizacional com a principal motivação de compreender o estado atual da disciplina e acompanhar as suas tendências de investigação.

Tal é o propósito deste estudo: averiguar o estado da arte da Comunicação Organizacional recuando, para isso, às origens da disciplina e às suas preocupações fundacionais, as quais são fundamentais para compreender as abordagens que descrevem o campo no século XXI. Com esta análise pretendemos traçar as tendências de investigação da disciplina a abordar os principais desafios que caracterizam a relação entre comunicação e organização na atualidade.

Para cumprir este objetivo, recorremos a uma metodologia qualitativa, através da análise de vários artigos científicos e de livros publicados no âmbito dos estudos da Comunicação Organizacional (desde o aparecimento da disciplina), os quais nos permitiram entender e descrever as abordagens, os paradigmas, as metodologias, os temas e as tendências que protagonizaram a criação e o avanço desta disciplina. Trata-se, portanto, de uma revisão da literatura que privilegiou os trabalhos de académicos e investigadores reconhecidos nesta área científica. A sua análise foi fundamental para descrever os quatro paradigmas que se desenvolveram campo da Comunicação Organizacional: o positivista, o interpretativo, o crítico e o constitutivo.

Percebemos, como conclusão, que estas abordagens convivem harmoniosamente na tentativa de explicar o ambiente organizacional atual, o qual parece ter como principais desafios a constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, que atribuem mais poder aos públicos e enfatizam os processos de comunicação relacional e a importância de comportamentos organizacionais éticos e responsáveis no seio de uma sociedade cada vez mais exigente e informada. Assim, também a comunicação enquanto estratégia tem conquistado espaço nas tendências de investigação em Comunicação Organizacional, como um tipo de comunicação que procura apoiar a missão da organização ao mesmo tempo que procura estabelecer relações profícuas entre a organização e os seus públicos.

Este é, portanto, um trabalho de sistematização de abordagens e de tendências que procura identificar o estado atual do estudo da Comunicação Organizacional, destacando-se quer pela apresentação da evolução do campo no século XXI quer, principalmente, pela sua apresentação em língua portuguesa, algo que é pouco comum nesta disciplina.

Palavras-chave : comunicação; organizações; comunicação organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )