SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Rebuilding investigative journalism. Collaborative journalism: sharing information, sharing risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

FILLOL, Joana. Radar XS: um telejornal sob o signo da contradição. OBS* [online]. 2020, vol.14, n.4, pp.158-172.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsobs14420201720.

Neste artigo, o telejornal infantil da RTP, Radar XS, lançado em setembro de 2019 e dirigido a crianças entre os oito e os 12 anos de idade, é analisado a partir das lentes da Semiótica Social e da Análise Crítica do Discurso. Tendo em conta nomeadamente o contexto em que este telejornal é produzido, bem como os signos visuais, plásticos e linguísticos presentes, procurou-se compreender qual a conceção de criança que está subjacente à sua produção, acedendo a camadas de significação escondidas no discurso. Pierre Bourdieu afirma que a figura do camponês só pode ser compreendida tendo em conta a sua relação com o citadino e com a vida urbana. Acreditamos que o mesmo acontece com a criança e com a sua relação com o adulto e o mundo adulto. Daí que o Radar XS seja analisado tendo implícita uma comparação com os telejornais dos adultos. Resgatámos, ainda, de Bourdieu, o seu entendimento do espaço de comunicação como mercado simbólico, atendendo às relações de poder que se manifestam no ato comunicativo: quem fala? Que legitimidade tem para falar? Que ideologia está implícita à mensagem? Que espaço é dado ao interlocutor? Concluímos que o Radar XS é um objeto antagónico que, por um lado, veicula uma visão da criança como sujeito de direitos limitados, mas, por outro, a empodera.

Keywords : crianças; notícias; jornalismo televisivo; semiótica; análise crítica do discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )