SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1University students engagement with fake news: the portuguese caseMicrosegmentación electoral para dummies. Política para revistas femeninas en España. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

Resumo

ALCANTARA, Juliana. Gênero e jornalismo: quem produz as notícias e como influenciam no discurso. OBS* [online]. 2021, vol.15, n.1, pp.38-47.  Epub 26-Jul-2022. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsobs15120211688.

O assunto que esse trabalho se debruça diz respeito ao questionamento: o fato de haver mais mulheres jornalistas alteraria a perspectiva de gênero nas produções noticiosas? O artigo divide-se em três partes; na primeira, o discurso é abordado sobre uma perspectiva de gênero, trazida por Teun van Dijk (2017) e Linda Steiner (2017). Na segunda, é feita uma revisão bibliográfica de trabalhos que tiveram como ênfase a diferenciação de gênero nas redações dos meios de comunicação noticiosos. Alguns deles pontuam diferenças existentes nas representações midiáticas e levam em consideração o número de mulheres presentes nas redações. Entretanto, pesquisas mais recentes contextualizam a inserção sociocultural dos/das profissionais, levando em consideração os papéis de gênero na sociedade. Sendo a feminização das redações um fenômeno que acontece passo a passo com a crise comunicacional neste início de século, são trazidas por último as cinco estratégias propostas por Margaret Gallagher (2004) para que a mudança do cenário atual possa ocorrer. O ponto de vista da autora compreende outros meios de comunicação, além dos noticiosos, e tem como chave a perspectiva de gênero.

Palavras-chave : jornalismo; gênero; feminização das redações; discurso; subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )