SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Isquémia aguda da mão secundária a injecção intra-arterial iatrogénica de dexclorofeniramina e prednisona índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

BORGES, Lisa; DIAS, Emanuel  e  CASSIO, Isabel. Método combinado de embolização da artéria esplénica e esplenectomia laparoscópica: caso clínico. Angiol Cir Vasc [online]. 2013, vol.9, n.3, pp.93-96. ISSN 1646-706X.

Os autores apresentam um caso clínico de uma mulher, de 53 anos, com síndrome mielodisplásica, manifestada por trombocitopenia sintomática dependente de corticoterapia em doses elevadas. A doente foi referenciada à consulta de Cirurgia Vascular, pela Hematologia, para ponderação de embolização da artéria esplénica. A doente foi submetida a embolização total da artéria esplénica por coils e esplenectomia laparoscópica no dia seguinte. Os dois procedimentos foram bem sucedidos e decorreram sem complicações. A doente teve alta ao quarto dia pós-operatório, assintomática, clinicamente estável e com hemograma que revelava 208 000 plaquetas/µL. O método combinado de embolização da artéria esplénica e esplenectomia laparoscópica é um procedimento seguro e eficaz, associado a diminuição de incidência de complicações e de tempo de internamento, quando comparado à esplenectomia laparoscópica isolada.

Palavras-chave : Embolização da artéria esplénica; Esplenectomia laparoscópica; Trombocitopenia refratária à terapêutica médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons