SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Chronic leg ulcers: experience with 50 patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Abstract

BRAGA, Sandrina Figueiredo et al. Influência da agressividade do tratamento da Doença Arterial Periférica na cessação tabágica. Angiol Cir Vasc [online]. 2013, vol.9, n.4, pp.143-147. ISSN 1646-706X.

Objectivos: Determinar se nos doentes com Doença Arterial Periférica (DAP), o tipo de tratamento e o grau de isquemia infl uencia os hábitos tabágicos. Material e métodos: De Janeiro de 2010 a Dezembro de 2011 foram tratados 317 fumadores, 304 homens e 13 mulheres, média de idades 66±9,7 anos. Destes, 44% foram sujeitos a tratamento médico, 22% a revascularização endovascular e 34% a cirurgia. Estudaram-se as características demográficas da população, presença de factores de risco e eventos cardiovasculares, indicações para tratamento e a cessação tabágica após a revascularização ou durante o seguimento. Resultados: A análise estatística revelou uma proporção maior de doentes que cessaram hábitos tabágicos quando submetidos a um procedimento endovascular em relação àqueles em tratamento médico (66% vs 51%, p = 0,036) e ainda superior quando revascularizados cirurgicamente (66% vs 80%, p = 0,021). No grupo de tratamento endovascular, 65% dos ex-fumadores correspondiam a claudicantes e 69% a doentes com isquemia crítica (p = 0,36). No grupo de tratamento cirúrgico, a percentagem de doentes que deixou de fumar foi superior entre aqueles com isquemia crítica em relação aos tratados por claudicação (86% vs 72%, p = 0,039). Conclusões: Os doentes com Doença Arterial Periférica que são submetidos a procedimentos de revascularização mais invasivos, como a cirurgia, são mais propensos à cessação tabágica do que os sujeitos a tratamento endovascular ou médico. A presença de isquemia crítica aquando do tratamento cirúrgico infl uenciou, de forma estatisticamente signifi cativa, a cessação tabágica. Assim, a proposta de tratamento constitui um momento crucial para fomentar a desabituação tabágica.

Keywords : Doença arterial periférica; Tabagismo; Cessação tabágica; Cirurgia; Tratamento endovascular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License