SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

SOUSA, Paulo et al. Custo-efetividade no tratamento do aneurisma da aorta abdominal: uma abordagem no contexto Português. Angiol Cir Vasc [online]. 2014, vol.10, n.2, pp.41-48. ISSN 1646-706X.

O tratamento endovascular (EVAR) do aneurisma da aorta abdominal tem sido apontado, nos últimos anos, como uma alternativa bastante atrativa à cirurgia convencional. Não obstante tais benefícios clínicos e percepcionados pelos doentes, os estudos de avaliação económica parecem não ser tão consistentes, o que requer algumas considerações aquando da utilização desta opção terapêutica em larga escala. Objetivos: Avaliar, no contexto Português, o custo-efetividade do EVAR no tratamento do aneurisma da aorta abdominal comparado com o tratamento por cirurgia convencional, usando um modelo desenvolvido previamente no Reino Unido. Metodologia: Os benefícios foram baseados em estudos clínicos internacionais, assumindo que tais resultados podem ser aplicados ao contexto Português. Constituiu-se um painel de peritos para apurar a utilização de recursos associados à intervenção bem como as consequências a curto e médio prazo (valorizados com preços de Portugal). Resultados: A diferença de custos na intervenção primária entre o EVAR e o tratamento por cirurgia convencional, deveu-se ao preço da endoprótese. Não se verificaram diferenças, entre ambos os procedimentos, no que respeita ao custo total associado às complicações e reintervenções. O rácio custo-efetividade incremental (ICER) do EVAR foi de 65,605€/QALY. Conclusões: O tratamento endovascular do aneurisma da aorta abdominal apresenta resultados que parecem comprovar uma elevada efetividade tendo sido utilizada, nos últimos anos, de forma crescente um pouco por todo o mundo. Apesar dos resultados custo-efetividade, aqui apurados, estarem acima do que que é considerado limiar de aceitação em Portugal, o valor económico do EVAR melhoraria se se confirmassem os benefícios a longo prazo que, alguns dos estudos recentes, parecem apontar. Nessas circunstâncias, o tratamento endovascular tornar-se-ia uma intervenção economicamente interessante que, aliada aos bons resultados ao nível da efetividade e da qualidade de vida dos doentes, poderia ser indicada para um maior número de situações clínicas.

Palavras-chave : Avaliação Custo-efetividade; Aneurisma da aorta abdominal; Tratamento endovascular; Cirurgia convencional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons