SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Brachial artery aneurysm on receivers of kidney transplant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Abstract

SOUSA, Juliana Varino et al. Infeções vasculares prótesicas: A experiência de um centro. Angiol Cir Vasc [online]. 2014, vol.10, n.2, pp.52-57. ISSN 1646-706X.

Introdução: A infeção de enxertos protésicos vasculares é uma complicação grave da cirurgia vascular, cursando com altas taxas de morbimortalidade. Este estudo retrospetivo não randomizado, unicêntrico, avaliou a sua experiência na gestão de infeções de próteses vasculares. Métodos: Fez-se uma revisão dos processos clínicos das revascularizações protésicas vasculares realizadas no nosso centro entre junho de 2007 e dezembro de 2011 e selecionaram-se aquelas que desenvolveram infeções do grupo 3, 4 e 5 da classificação de Samson até dezembro de 2012. Resultados: Desde junho de 2007 a dezembro de 2012, 18 doentes (14 homens, 4 mulheres), com uma média de idade 70 anos, foram admitidos no nosso centro com o diagnóstico de infeções de próteses vasculares contribuindo para uma incidência de 3,8%. 50% das infeções foram precoces sendo o MRSA o patogéneo mais isolado. 44% das infeções deveram-se a infeção de conduto femoro-poplíteo. Usando a classificação de Samson, 72% foram infeções grupo 4 e 5. Realizámos preservação do enxerto num doente, excisão da prótese sem revascularização em 50% (nove) doentes; Excisão + substituição in situ em 39% (sete) doentes; Excisão + bypass extra-anatómico num doente. A nossa taxa de amputação foi de 55% e a nossa mortalidade relacionada foi de 16%. Conclusões: As taxas de amputação e mortalidade da série estão de acordo com as revisões publicadas previamente. Para além de permitir reconhecer a nossa realidade esta publicação oferece a oportunidade de rever o diagnóstico e questões terapêuticas relacionadas com infeções de enxertos vasculares protésicos. Cada situação deve ser individualizada, pois não há consenso nem protocolos estabelecidos sobre qual deve ser o tratamento de eleição.

Keywords : Próteses vasculares; Infeção; Antibioterapia; Tratamento cirúrgico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License