SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Aneurisma umeral em doentes com transplante renal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

SOUSA, Juliana Varino et al. Infeções vasculares prótesicas: A experiência de um centro. Angiol Cir Vasc [online]. 2014, vol.10, n.2, pp.52-57. ISSN 1646-706X.

Introdução: A infeção de enxertos protésicos vasculares é uma complicação grave da cirurgia vascular, cursando com altas taxas de morbimortalidade. Este estudo retrospetivo não randomizado, unicêntrico, avaliou a sua experiência na gestão de infeções de próteses vasculares. Métodos: Fez-se uma revisão dos processos clínicos das revascularizações protésicas vasculares realizadas no nosso centro entre junho de 2007 e dezembro de 2011 e selecionaram-se aquelas que desenvolveram infeções do grupo 3, 4 e 5 da classificação de Samson até dezembro de 2012. Resultados: Desde junho de 2007 a dezembro de 2012, 18 doentes (14 homens, 4 mulheres), com uma média de idade 70 anos, foram admitidos no nosso centro com o diagnóstico de infeções de próteses vasculares contribuindo para uma incidência de 3,8%. 50% das infeções foram precoces sendo o MRSA o patogéneo mais isolado. 44% das infeções deveram-se a infeção de conduto femoro-poplíteo. Usando a classificação de Samson, 72% foram infeções grupo 4 e 5. Realizámos preservação do enxerto num doente, excisão da prótese sem revascularização em 50% (nove) doentes; Excisão + substituição in situ em 39% (sete) doentes; Excisão + bypass extra-anatómico num doente. A nossa taxa de amputação foi de 55% e a nossa mortalidade relacionada foi de 16%. Conclusões: As taxas de amputação e mortalidade da série estão de acordo com as revisões publicadas previamente. Para além de permitir reconhecer a nossa realidade esta publicação oferece a oportunidade de rever o diagnóstico e questões terapêuticas relacionadas com infeções de enxertos vasculares protésicos. Cada situação deve ser individualizada, pois não há consenso nem protocolos estabelecidos sobre qual deve ser o tratamento de eleição.

Palavras-chave : Próteses vasculares; Infeção; Antibioterapia; Tratamento cirúrgico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons