SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Degenerescência aneurismática na doença de Von Recklinghausen índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

FERREIRA, Tiago et al. Isquemia mesentérica «crónica agudizada»: a multidisciplinaridade subjacente ao sucesso terapêutico?. Angiol Cir Vasc [online]. 2014, vol.10, n.4, pp.202-206. ISSN 1646-706X.

A isquemia mesentérica aguda é uma entidade de elevada mortalidade e constitui frequentemente o culminar de um processo patológico crónico. A revascularização convencional permanece como abordagem de escolha nestes casos. Os autores apresentam 2 casos de isquemia mesentérica crónica agudizada operados na instituição. O primeiro caso refere-se a um homem de 76 anos submetido a revascularização cirúrgica das artérias hepática comum e mesentérica superior por quadro arrastado de dor abdominal e perda ponderal. O segundo caso refere-se a uma mulher de 83 anos com quadro de vómitos e diarreia de evolução rápida para abdómen agudo, submetida a bypass aorto-mesentérico superior com veia grande safena e ressecção ileocecal. Os 2 casos tiveram desfecho favorável graças a um diagnóstico célere, a uma revascularização convencional pronta e à ressecção intestinal concomitante.

Palavras-chave : Abdómen; Agudo; Dor abdominal; Diarreia; Isquémia; Artéria mesentérica superior; Veia safena; Vómitos; Perda ponderal; Doença vascular mesentérica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons