SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Hipertensão renovascular no contexto de arterite de Takayasu: a propósito de um caso clínicoEnfarte e abcesso esplénico maciço após tratamento endovascular de aneurisma da artéria esplénica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Angiologia e Cirurgia Vascular

versión impresa ISSN 1646-706X

Resumen

BORGES, Lisa et al. Rutura de aneurisma degenerativo isolado da artéria femoral superficial. Angiol Cir Vasc [online]. 2015, vol.11, n.4, pp.215-218. ISSN 1646-706X.

Os aneurismas verdadeiros da artéria femoral superficial são extremamente raros e, na maioria dos casos, associam-se a aneurismas arteriais noutras localizações. A raridade desta patologia implica a ausência de estudos clínicos prospetivos randomizados, pelo que a terapêutica gold standard destes aneurismas é a cirurgia convencional. Homem de 58 anos, previamente submetido a revascularização do membro inferior direito por doença arterial aterosclerótica obstrutiva, admitido por tumefação pulsátil e indolor na coxa esquerda, com 24 horas de evolução, sem história de traumatismo, cateterismo ou infeção. O eco-Doppler arterial e a angio TC revelaram aneurisma verdadeiro da artéria femoral superficial esquerda, com 42 mm de diâmetro, em rutura contida, com hematoma adjacente de 90 x 60 mm de diâmetro, sem evidência de aneurismas adicionais. O doente foi submetido a ressecção do aneurisma e interposição femoral superficial proximal femoral superficial distal com prótese e drenagem de hematoma. A intervenção e o pós-operatório decorreram sem complicações. A microbiologia revelou-se negativa e o estudo anatomopatológico confirmou aneurisma degenerativo da artéria femoral superficial.

Palabras clave : Aneurisma da artéria femoral superficial; Aneurisma femoral verdadeiro; Aneurisma femoral degenerativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons