SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Pseudoaneurisma da artéria pulmonar: uma lesão vascular rara após cateterismo cardíaco direitoFístula aorto-entérica secundária: uma solução incomum para um caso complexo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

MELO, Ryan Gouveiae et al. Tratamento endovascular de um aneurisma justarenal com a técnica “chimney”. Angiol Cir Vasc [online]. 2017, vol.13, n.1, pp.40-44. ISSN 1646-706X.

O tratamento endovascular dos aneurismas justarenais é um desafio complexo para o cirurgião vascular. Os autores apre sentam um caso de um doente de 83 anos com um aneurisma juxtarenal de grandes dimensões tratado com uma abordagem endovascular aórtica com recurso a “chimneys” para a artéria renal esquerda e artéria mesentérica superior. Nos aneurismas juxtarenais o recurso a endopróteses fenestradas tem sido reconhecida como a opção endovascular preferível, no entanto, em casos em que o risco de rotura é considerado elevado para aguardar pela produção de um dispositivo e/ou a anatomia é desfa vorável o recurso ao tratamento endovascular com “chimneys” é uma opção viável e prontamente disponível. O caso apresen tado é um exemplo da aplicabilidade deste tratamento, com resultado positivo conforme demostrado.

Palavras-chave : CHEVAR; endoprótese Chimney; endoprótese Snorkel; Aneurisma juxtarenal; Reparação endovascular complexa; Caso clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons