SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Sindrome de may-thurner associado a um sindrome de nutcracker: caso clinico e revisão da literaturaAnticoagulantes orais diretos: um novo paradigma no tratamento da trombose venosa profunda índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

OLIVEIRA, Nelson F. G. et al. Tratamento endovascular de aneurismas da aorta abdominal infrarrenal em Doentes com colo largo: risco acrescido de complicações?. Angiol Cir Vasc [online]. 2017, vol.13, n.2, pp.58-61. ISSN 1646-706X.

A reparação endovascular de aneurismas da aorta abdominal infrarrenal (EVAR) é cada vez mais a opção preferencial para o tratamento cirúrgico dos aneurismas da aorta infrarrenal. O sucesso clínico deste tipo de reparação a longo prazo depende da manutenção de uma selagem proximal duradoura. A realização de EVAR em doentes com características morfológicas de maior risco nomeadamente colos proximais largos tem obtido bons resultados a curto prazo. Contudo, a longo-prazo, o sucesso clínico do EVAR nestes doentes permanece por esclarecer. Neste artigo, os autores realizam uma revisão da literatura procurando caracterizar o impacto clínico da presença de um colo proximal largo nos resultados a médio e longo prazo após EVAR.

Palavras-chave : Aneurisma da aorta; Abdominal (MeSH); Implantação de prótese em vaso sanguíneo (MeSH); colo proximal largo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons