SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Laceraçao iatrogénica do tronco braquiocefálico e artéria carótida comum direita: uma intervenção clássicaCalcificação vascular severa na doença arterial periférica: existe limite para a revascularização? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Angiologia e Cirurgia Vascular

versión impresa ISSN 1646-706X

Resumen

SOUSA, Pedro Pinto; BRANDAO, Pedro  y  CANEDO, Alexandra. Aneurisma da artéria axilar em contexto de trauma penetrante. Angiol Cir Vasc [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.68-70. ISSN 1646-706X.

As lesões da artéria axilar e subclávia por trauma penetrante, excluindo aquelas ocorridas em teatro de guerra, são relati­vamente raras e com poucos casos descritos na literatura. Contudo, se não diagnosticadas atempadamente, estas pode­rão estar associadas a uma elevada morbilidade e mortalidade. A dificuldade e complicações frequentemente associadas à abordagem por cirurgia direta tornaram o tratamento endo­vascular uma alternativa mais atrativa, particularmente em caso de formação de pseudoaneurisma ou fístula arterio-ve­nosa. Os autores descrevem um caso clínico de um jovem de 24 anos, admitido por lesão da artéria axilar em contexto de trauma penetrante e submetido a correção endovascular.

Palabras clave : Tratamento endovascular; Artéria axilar; Traumatismo vascular penetrante; Pseudoaneurisma; Endoprótese revestida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons