SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Post-dissection thoraco-abdominal aneurysms: Results of open and endovascular repairMycotic extracranial carotid arteries aneurysms - systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Abstract

AUGUSTO, Rita et al. Síndrome pós-implantação após EVAR - podem os valores hematológicos ser utéis?. Angiol Cir Vasc [online]. 2020, vol.16, n.4, pp.285-289.  Epub Jan 31, 2021. ISSN 1646-706X.

Introdução:

A síndrome pós-implantação (SPI) é a expressão clínica e bioquímica de uma resposta inflamatória que se segue à reparação endovascular de um aneurisma da aorta abdominal (EVAR). A incidência reportada na literatura varia de 14-60%. Recentemente, um estudo demonstrou que a amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos (RDW) é um preditor independente do síndrome pós-implantação em pacientes submetidos a EVAR.

Métodos:

Estudo retrospectivo institucional de doentes submetidos a EVAR electivo (janeiro 2015 - abril 2020). Objetivo primário: avaliação da incidência de SPI - definido por febre (>38º) e leucocitose (>12000/¼L), excluindo processo infeccioso concomitante. Objetivo secundário: identificação do papel de parâmetros clínicos e analíticos na predição do risco de desenvolimento de SPI após um EVAR.

Resultados e conclusão:

Inseridos 107 doentes, de acordo com os critérios. Idade mediana de 75 anos (93,5% sexo masculino). Comorbilidades presentes: HTA (75%), tabagismo (66%); dislipidemia (59%), doença coronária (32%), doença renal crónica (30%) e DM (18%). A incidência de SPI foi de 10,2%. Ambos os grupos eram semelhantes em relação à idade, sexo e fatores de risco cardiovasculares (P>0.05). Relativamente ao procedimento, a maioria dos casos foi tratada por acesso percutâneo (72%), que não teve influência relativamente ao desenvolvimento de SPI (P=0,49). Em ambos os grupos (SPI e sem SPI), os valores de hemoglobina desceram significativamente (P=0,04) após a intervenção, em 14%. A mesma tendência foi observada para os valores de volume corpuscular médio (MCV) (P=0.032), o que se reflectiu no aumento do RDW, embora este último não tenha atingido valores com significância estatística. Embora a variação delta da hemoglobin e o delta do RDW não tenham atingido significância estatística comparando ambos os grupos (P=0,53 e P=0,07 respectivamente), o delta do MCV foi significativamente menor no grupo de doentes com SPI (P=0,012). A existência de marcadores analíticos na predição dos doentes que têm maior risco de desenvolvimento de SPI é de grande importância, para a melhor orientação desta entidade o mais precocemente possível.

Keywords : Inflamação; Síndrome de resposta inflamatória; Aneurisma da aorta; Procedimentos endovasculares; Hemoglobina; Volume corpuscular médio; Amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )