SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Massa radial pulsátil - as aparências iludemCirurgia híbrida na rotura contida de aneurisma torácico: uma alternativa eficaz num caso sem colo distal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Angiologia e Cirurgia Vascular

versión impresa ISSN 1646-706X

Resumen

HENRIQUES, Mickael et al. Extensão proximal de trombose aórtica juxtarenal: uma complicação subestimada?. Angiol Cir Vasc [online]. 2020, vol.16, n.4, pp.314-317.  Epub 31-Ene-2021. ISSN 1646-706X.

A trombose aórtica justa-renal pode complicar-se pela extensão proximal do trombo para a placa visceral.

Neste artigo, apresentamos o caso clínico de um doente com queixas de claudicação intermitente incapacitante causada por trombose aórtica justa-renal com progressão proximal do trombo à região visceral e oclusão da artéria renal esquerda, embora mantendo a funcionalidade do rim através da circulação colateral. Este achado imagiológico implicou a alteração da estratégia cirúrgica habitual com necessidade de rotação visceral medial e clampagem aórtica supracelíaca. Concomitantemente, optou-se por revascularizar a artéria renal esquerda, enquanto se perfundia a artéria renal direita com lactato de Ringer. A cirurgia e o período pós-operatório decorreram sem complicações.

A progressão visceral da trombose aórtica justa-renal é um evento pouco frequente, em 3 a 15% dos casos, mas que obriga a alterações na abordagem cirúrgica, com necessidade de clampagem proximal da aorta abdominal e ao uso de estratégias adjuvantes para minimizar as consequências da hipoperfusão renal e visceral.

Palabras clave : Doença oclusiva aorto-ilíaca; justa-renal; doença arterial renal; revascularização..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )