SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Linfangioma cístico retroperitoneal: caso clínico de uma entidade clínica Rara.Quando o trabalho sinérgico entre cirurgiões gerais e vasculares faz a diferença. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Angiologia e Cirurgia Vascular

versión impresa ISSN 1646-706X

Resumen

MARINO, José Luis Durán et al. Técnica Vintage em Cirurgia Vascular: Simpatectomia lombar na isquemia crítica de membro. Angiol Cir Vasc [online]. 2021, vol.17, n.1, pp.47-50.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1646-706X.

Introdução:

A tromboangeíte Obliterante ou doença de Buerguer é uma das expressões da doença arterial periférica; a sua principal característica é a oclusão dos principais eixos arteriais distais, o que impede a cirurgia de revascularização direta; A simpatectomia lombar foi já utilizada para tratar essa condição com resultados aceitáveis, mas hoje em dia esta técnica é considerada obsoleta; muitos jovens cirurgiões vasculares nem mesmo ouviram falar e a maioria deles nunca viu uma simpatectomia lombar para o tratamento de doentes com isquemia crítica de membro.

Caso-clínico:

Mulher de 39 anos admitida com isquemia crítica de membro consequente à oclusão da artéria poplítea sem eixos distais permeáveis, tratada com a realização de uma simpatectomia lombar como técnica de recurso.

Discussão:

O tratamento endovascular é a primeira opção para a isquemia crítica de membro de causa aterosclerótica; embora a tromboangeíte obliterante seja menos frequente, ainda se observa nos dias de hoje, e é uma das situações em que o tratamento endovascular é ineficaz; além disso, a revascularização por cirurgia clássica, na maioria das vezes, também não é possível.

Conclusão:

A simpatectomia lombar pode ser eficaz, não apenas neste cenário da doença de Buerguer; pode ser usada como técnica de recurso quando a primeira abordagem pela cirurgia de revascularização falha e não há mais opções de salvamento do membro; assim, a simpatectomia lombar deve fazer parte do arsenal terapêutico de qualquer cirurgião vascular.

Palabras clave : Isquemia crítica de membro; Doença de Buerguer; Simpatectomia lombar.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )