SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Vintage Technique in Vascular Surgery: Lumbar sympathectomy in critical limb ischemia.False lumen branched stent graft implantation for repair of a dissecting thoracoabdominal aortic aneurysm. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Abstract

SANTOS, Marisa D. et al. Quando o trabalho sinérgico entre cirurgiões gerais e vasculares faz a diferença. Angiol Cir Vasc [online]. 2021, vol.17, n.1, pp.52-57.  Epub Mar 31, 2021. ISSN 1646-706X.

Introdução:

A isquemia mesentérica crónica como resultado de uma disfunção do fluxo sanguíneo nos órgãos viscerais é caracterizada por um curso clínico insidioso e, portanto, é frequentemente uma doença subestimada e subtratada. A história natural é progressiva, causada pelo desenvolvimento da aterosclerose numa população envelhecida e com múltiplas comorbilidades. Devido à extensa colateralidade, as lesões estenóticas difusas podem permanecer assintomáticas por muito tempo e manifestarem-se apenas quando ocorre um evento clínico ou cirúrgico agudo. Nestes casos, a suspeita clínica é fundamental para se chegar a um diagnóstico atempado de forma a preservar a qualidade de vida do doente e, principalmente, assegurar a sua sobrevida.

Caso-clínico 1:

Mulher de 48 anos de idade com antecedentes de tabagismo recorre ao serviço de urgência por dor abdominal hipogástrica, náuseas e vómitos. Foi realizado estudo por angio-tomografia computorizada (ATC) que demonstrou oclusão da artéria mesentérica superior, e estenose significativa do tronco celíaco e espessamento de ansas do intestino delgado sugestivo de sofrimento isquémico. Foi realizado uma trombectomia da artéria mesentérica superior (AMS) e stenting retrógrado do seu ostio seguido posteriormente de enterectomia extensa na laparotomia das 24 horas. Após alta hospitalar, a doente apresentou novo quadro abdominal tendo sido documentada a oclusão do stent na AMS. Foi submetida a um bypass ílio-hepático com bom resultado.

Caso-clínico 2:

Homem de 76 anos de idade previamente submetido a um bypass sequencial axilo-femoral e femoropopliteo direitos para tratamento de isquemia crónica com ameaça de membro. O doente recorreu ao serviço de urgência com dor abdominal, vómitos e obstipação. Foi realizado o diagnóstico de um quadro suboclusivo tendo realizado estudo por tomografia computorizada (TC) onde se observou aderência de ansas do íleon ao cego que se encontrava espessado; o tronco celíaco e AMS apresentavam estenoses suboclusivas. O doente foi submetido a um stenting primário do tronco celíaco com stent expansível em balão. Após a revascularização celíaca foi realizada uma colectomia direita com duas enterectomias segmentares.

Conclusão:

A isquemia mesentérica é uma patologia grave muitas vezes subdiagnosticada por falta de atenção para a doença por parte da generalidade dos médicos bem como pelos sintomas inespecíficos. A intervenção vascular visa impedir a necrose intestinal que pode mesmo levar à morte do doente. O diagnóstico atempado é assim fundamental e a revascularização deve ser realizada antes ou no mesmo tempo da cirurgia intestinal. A estreita colaboração entre as equipas de cirurgia geral e vascular é de essencial importância para o sucesso destes casos.

Keywords : Aterosclerose; Isquemia mesentérica aguda; Isquemia mesentérica crónica; Revascularização da artéria mesentérica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )