SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Gender differences in chronic lower limb ischemia presentation and revascularization outcomesNew paradigms in the management of complex wounds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Abstract

SOUSA, Pedro Pinto. Marcadores analíticos que condicionam os resultados de cirurgia de revascularização em doentes com doença arterial periférica. Angiol Cir Vasc [online]. 2021, vol.17, n.2, pp.117-124.  Epub June 30, 2021. ISSN 1646-706X.

Introdução:

Os doentes com doença arterial periférica e isquemia crítica de membro requerem um procedimento de revascularização no sentido de evitar a perda de membro. Contudo, com alguma frequência, estes doentes apresentam alterações analíticas que condicionam os seus outcomes.

Métodos:

Foi realizado um estudo retrospetivo com análise de todos os doentes, consecutivamente admitidos e eletivamente submetidos a revascularização de membro inferior numa única instituição entre 2012 e 2014. Procedeu-se à recolha de determinados marcadores analíticos realizados pré operatoriamente e efetuada análise estatística para inferir sobre a sua correlação com os resultados obtidos.

Os outcomes primários foram permeabilidade de Bypass, perda de membro e mortalidade.

Resultados:

Foram analisados 174 doentes, 158 (91%) do sexo masculino, com idade média de 67 ± 9 anos.

Em termos de permeabilidade, os doentes submetidos a Bypass supra-genicular tiveram melhores taxas de permeabilidade aos 6 e 12 meses relativamente aqueles com anastomose distal infra-genicular (86% vs 75% e 82% vs 60%). Também os doentes do sexo masculino tiveram melhores resultados comparativamente com os doentes do sexo feminino (90% vs 74% e 88% vs 62%).

Em termos de taxa de mortalidade e de amputação, esta foi, estatisticamente, significativamente superior no grupo com alteração da função renal (17% e 27% vs 5% e 7%, p=0.004; no grupo com hipoalbuminemia e hipoproteinemia (19% e 29% vs 4% e 6%, p=0.03; no grupo com elevação da proteína c-reativa (17% e 31% vs 6% e 7%, p=0.02 e no grupo com isquemia Grau IV segundo a classificação de Leriche Fontaine (14% e 25% vs 5% e 4%).

Conclusão:

Existem determinados parâmetros analíticos que, quando alterados, em doentes com doença arterial periférica, acarretam prognósticos desfavoráveis, pelo que deverão ser tidos em consideração e, se possível, corrigidos atempadamente.

Keywords : Doença arterial periférica; Marcadores analíticos; Cirurgia vascular; Revascularização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )