SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue23d printing of renal artery aneurysms. A new imaging method in the therapeutic decision? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Abstract

CORREIA, Ricardo et al. Fenestração da lâmina de disseção com agulha TIPS, uma técnica adjuvante no tratamento endovascular de aneurismas dissecantes da aorta toraco-abdominal. Angiol Cir Vasc [online]. 2021, vol.17, n.2, pp.149-151.  Epub June 30, 2021. ISSN 1646-706X.

Introdução:

Na dissecção crónica complicada de degeneração aneurismática, é frequente existirem fendas espontâneas entre o verdadeiro e o falso lúmen ao nível das artérias viscerais. No entanto, na sua ausência ou difícil identificação, o tratamento com recurso a f/bEVAR está limitado. Nesses casos, pode ser necessária a criação de fenestrações para permitir o acesso aos vasos viscerais.

Métodos / Resultados:

Apresentam-se 2 casos de procedimentos de fenestração de lâmina de disseção crónica em doentes submetidos num segundo tempo a f/bEVAR. Em ambos os doentes, os exames de follow-up a 1 ano mostram permeabilidade das endopróteses e ramos viscerais da aorta, redução do saco aneurismático e ausência de sinais de disseção ou endoleaks.

Conclusões:

Na criação de fenestrações, a rigidez da lâmina de disseção crónica pode requer a utilização de dispositivos grosseiros com risco acrescido de rotura aórtica, como a agulha de TIPS. Para prevenir essa complicação, além do meticuloso planeamento pré-operatório por angio-TC, é essencial a correta identificação intra-operatória do verdadeiro e falso lúmen recorrendo a IVUS ou a angiografia do duplo lúmen aórtico. Nos casos apresentados, a referida técnica foi eficaz.

Keywords : Disseção crónica; Aneurisma da aorta toraco-abdominal; Flap de disseção; Fenestração; Agulha TIPS (transjugular intrahepatic portosystemic shunt); Endoprótese; Fenestrated/branched endovascular aortic repair (f/bEVAR).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )