SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Endovascular management of transplant renal artery stenosis: early and mid-term resultsThe relationship between advanced chronic venous disease, psychopathology, and quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Abstract

MACHADO, Marta; MACHADO, Miguel; MATOS, Arlindo  and  MACHADO, Rui. Venaseal: uma boa solução no tratamento da insuficiência venosa superficial grave em doentes muito idosos. Angiol Cir Vasc [online]. 2021, vol.17, n.3, pp.246-251.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 1646-706X.  https://doi.org/10.48750/acv.409.

Introdução:

A doença venosa crónica é uma condição prevalente que piora com a idade e está associada a reduzida qualidade de vida.

O tratamento das varizes dos membros inferiores tem várias alternativas e diferentes práticas em toda a Europa.

O objetivo deste artigo é analisar o tratamento de pacientes muito idosos com formas graves de doença venosa crónica pela técnica de VenaSeal.

Método, Material e Resultados:

Descrição de 5 doentes muito idosos com insuficiência venosa grave tratados com VenaSeal em 2021.

Caso clínico 1:

Uma mulher de 86 anos com varizes bilaterais não tratadas e úlceras recorrentes de longa evolução, foi observada em consulta, referindo dores incapacitantes na perna esquerda observando-se no ecodoppler insuficiência da veia grande safena bilateralmente.

Foi realizado tratamento ambulatório da veia grande safena esquerda com VenaSeal associado a flebectomias do membro inferior esquerdo.

Com 6 meses de seguimento, encontra-se assintomática, observando-se no ecodoppler de controlo realizado pequenas áreas de repermeabilização do tronco proximal da veia grande safena.

Caso clínico 2:

Homem de 85 anos foi observado em consulta referindo dois episódios de varicorragia exuberantes na perna direita, observando-se no ecodoppler insuficiência da veia grande safena bilateralmente.

Foi realizado tratamento ambulatório de veia grande safena com VenaSeal associado a ecoesclerose de varizes.

Com 3 meses de seguimento encontra-se assintomático, observando-se no ecodoppler de controlo imagem de oclusão do tronco da veia grande safena.

Caso clínico 3:

Mulher de 97 anos observada em consulta referindo dor intensa na perna esquerda associada a úlcera com forte interferência com a sua qualidade de vida, observando-se no ecodoppler insuficiência da veia grande safena bilateralmente

Foi realizado tratamento ambulatório da veia grande safena esquerda com VenaSeal associado a ecoesclerose de varizes.

Com 2 meses de seguimento encontra-se assintomática com úlcera cicatrizada, observando-se no ecodoppler de controlo oclusão do tronco da veia grande safena.

Caso clínico 4:

Mulher de 95 anos observada em consulta referindo dor intensa associada a úlceras em ambas as pernas, observando-se no ecodoppler insuficiência da veia grande safena bilateralmente.

Foi realizado tratamento ambulatório de veia grande safena bilateralmente com VenaSeal associado a ecoesclerose de varizes.

Com 1 mês de seguimento encontra-se assintomática e com úlceras cicatrizadas, observando-se no ecodoppler de controlo oclusão do tronco da veia grande safena direita e áreas de repermeabilização do tronco da veia grande safena esquerda.

Caso clínico 5:

Mulher de 84 anos de idade observada em consulta referindo dor e prurido intenso na perna esquerda, observando-se no ecodoppler insuficiência da veia grande safena esquerda.

Foi realizado tratamento ambulatório da veia grande safena esquerda com VenaSeal associado a flebectomias.

Com 1 mês de seguimento, encontra-se assintomática observando-se no ecodoppler de controlo oclusão do tronco da veia grande safena esquerda.

Discussão / Conclusão:

O tratamento com Venoseal não é considerado nos guidelines da ESVS de 2015, no entanto, o Estudo VeClose comparou o tratamento com VenaSeal com o tratamento por radiofrequência e mostrou resultados equivalente nos scores sintomáticos e na taxa se oclusão das veias safenas .

O tratamento com VenaSeal não requer o uso de compressão elástica e permite o retorno imediato às atividades de rotina, podendo ser uma boa opção terapêutica em pacientes desta faixa etária que possuem um alto risco clínico.

Na nossa experiência, o VenaSeal resultou na resolução completa dos sintomas e úlcera no curto prazo. Porém, ao não ser observada uma oclusão completa da veia grande safena em todos os casos, são necessários novos estudos e novos protocolos de dosagem são necessários.

Keywords : Venaseal; Idosos; Insuficiência venosa crónica; Varizes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )