SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Home-made frozen stented elephant trunk em contexto de disseção aórtica aguda: uma intervenção híbrida realizada em contexto de urgênciaPontagem com veia pequena safena in situ através de uma abrodagem posterior: uma técnica subestimada para salvamento do membro inferior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

VEIGA, Carlos et al. Tratamento endovascular de aneurismas ilíacos bilaterais com perfusão retrógrada 10 anos após bypass aorto-bifemoral. Angiol Cir Vasc [online]. 2021, vol.17, n.3, pp.269-273.  Epub 30-Set-2021. ISSN 1646-706X.  https://doi.org/10.48750/acv.423.

Introdução:

O desenvolvimento de aneurismas em artérias ilíacas excluídas do fluxo de alta-pressão direto da aorta é muito incomum. Reportamos um caso de tratamento eficaz de aneurismas ilíacos metácronos (AIM) bilaterais, diagnosticados 10 anos após cirurgia de bypass aorto-bifemoral, apenas com perfusão retrógrada pelas artérias femorais comuns.

Caso Clínico:

Um homem de 76 anos foi encaminhado para avaliação após um achado incidental de AIMs bilaterais, 10 anos após uma cirurgia de bypass aorto-bifemoral para tratamento de um aneurisma da aorta abdominal (AAA). O angioTAC revelou um aneurisma de 43-mm de diâmetro da artéria ilíaca interna (AII) direita e um aneurisma de 45-mm de diâmetro da artéria ilíaca comum (AIC) esquerda, que não estavam presentes 10 anos antes. A exclusão do aneurisma da AIC esquerda foi conseguida libertando dois stents recobertos desde a AII esquerda até à artéria ilíaca externa (AIE) de acordo com a técnica da “banana”. O aneurisma da AII direita foi excluído com embolização distal dos ramos da ilíaca interna e do saco aneurismático com coils e oclusão da AIE proximal com um oclusor. Não ocorreram complicações no pós-operatório. O angioTAC dois meses após a cirurgia mostrou total exclusão do aneurisma da AIC esquerda e normal preenchimento da AII esquerda, assim como oclusão completa do aneurisma da AII direita.

Conclusão:

Este caso realça que a degenerescência aneurismática das artérias ilíacas pode ocorrer mesmo quando estas são perfundidas apenas por via retrógrada após tratamento de AAAs com bypass aorto-bifemoral. Uma abordagem endovascular com a utilização da técnica da “banana” mostrou-se eficaz no tratamento dos AIMs, com preservação do fluxo de uma AII.

Palavras-chave : Aneurismas ilíacos metácronos; Endovascular; Técnica da banana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )