SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue11A imagem como instrumento de identidade - A figuração de São Jerónimo no manuscrito Bíblico ANTT, Lorvão 45. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medievalista

On-line version ISSN 1646-740X

Abstract

LOPES, Inês Afonso. O papel do sujeito face à imagem. Interpretações estruturo-fenomenológicas: o caso de estudo das Pinturas murais de São Francisco de Bragança. Medievalista [online]. 2012, n.11, pp.231-259.  Epub June 30, 2012. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.834.

A historiografia, e consequentemente a historiografia da arte e das imagens, têm vindo, nas últimas décadas, a adoptar como corrente de investigação principal a designada antropologia histórica, herdeira dos trabalhos de autores como Marc Bloch, Fernand Braudel e Jacques Le Goff. No entanto, essa antropologia histórica tem sido alvo de várias críticas por seguir, muitas vezes, apenas a vertente associada à antropologia estruturalista fazendo desvanecer o papel dos agentes/actores. É na convergência destas dimensões de análise (estrutura e fenomenologia) que as novas correntes da antropologia histórica começam a encontrar um equilíbrio que permite um maior fortalecimento epistemológico.

A partir do caso de estudo das pinturas murais de São Francisco de Bragança pretendemos explorar não só o papel que a conjuntura histórica teve na sua realização, assim como a possível percepção que os sujeitos tiveram face às mesmas. Procuramos, desta forma, demonstrar que as obras de cultura material só se revestem de significado se tivermos em conta os sujeitos que com elas interagem.

Keywords : Pintura Mural; S. Francisco de Bragança; Antropologia da Imagem; Devoção; Idade Média.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )