SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Escultura de madeira na Península Ibérica românica: um panorama vasto e atrativo. Linhas de investigação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medievalista

versión On-line ISSN 1646-740X

Resumen

FACHECHI, Grazia Maria  y  BRACCI, Susanna. Esculturas românicas de madeira policromada em Itália: para um corpus e uma análise comparativa a partir dos dados de estudos técnicos e de história da arte. Med_on [online]. 2019, n.26, pp.2-27. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.2281.

A mais importante e rica colecção de esculturas de madeira em Itália encontra-se conservada no Museu Nacional do Palazzo Veneza em Roma. Há alguns anos, o estudo desta colecção foi levado a cabo pela Universidade de Urbino em colaboração com o Instituto de Conservação e Valorização em Florença (ICVBC-CNR), graças a um financiamento por parte da Getty Foundation. Tratou-se de uma extraordinária oportunidade de investigação interdisciplinar, entre história da arte e análise científica técnico-material, sobre as quase duzentas peças aí preservadas, com datas e proveniências diversas. Entre elas, encontra-se a chamada Madonna di Acuto, uma das esculturas de madeira mais fascinantes do período românico em Itália, notável pela sua qualidade estilística e pelo seu estado de preservação. E é precisamente o interesse suscitado por esta Madonna que está na origem de um novo projeto de pesquisa, iniciado pela mesma equipa, dedicado à escultura policromada na era românica em Itália; um tema que continua a ser pouco visitado pelos académicos. O objectivo é reunir dados sobre aspectos histórico-artísticos e técnico-materiais, com particular atenção à policromia, e criar uma base de dados digital, para verificar se, entre o século XI e o terceiro quarto do século XIII, existiam “comportamentos típicos” por parte dos mestres das madeiras a operar numa área geográfica específica. Isto ajudará a estabelecer a relação, que certamente se criou, entre a natureza dos pigmentos, iconografia e simbolismo das cores.

Palabras clave : Museu do Palazzo Venezia em Roma; Madonna di Acuto; Escultura românica italiana em madeira; Base de dados digital; Pesquisa interdisciplinar.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons