SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30Early templar administration in Provence and North-Eastern SpainThe Templar Order, Portugal, and the Latin East: A New Document for an Old Debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medievalista

On-line version ISSN 1646-740X

Abstract

HEINZELMANN, Dorothee  and  KRUGER, Jürgen. A fundação da Ordem de S. João em Jerusalém, ou o Muristan revisitado. Medievalista [online]. 2021, n.30, pp.67-89.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.4494.

A ordem de São João foi fundada durante o século XII, a sul da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, numa área hoje conhecida como Muristan. O centro do convento da ordem era o outrora famoso hospital, que deu origem a vários albergues e hospitais para peregrinos em toda a Europa. Dado o seu significado histórico, é surpreendente que pouco se saiba sobre este complexo de edifícios. Através dos relatos de peregrinos e dos estatutos da ordem, conhece-se o funcionamento do hospital com alguma segurança. Mas, em consequência de mudanças e de destruições posteriores, só sobreviveram alguns vestígios dessa construção medieval, os quais foram pouco explorados até aos dias de hoje.

O desenvolvimento do Muristan desde a antiguidade até os tempos modernos é o objecto de um projecto de investigação interdisciplinar em curso. No âmbito desse projecto, os registos de arquivo, as plantas e as fotografias foram reavaliados, enquanto os vestígios arquitectónicos preservados e acessíveis estão a ser analisados segundo os métodos da arqueologia da arquitectura. O presente artigo apresenta alguns dos resultados desse projeto sobre o desenvolvimento medieval do Muristan, sede e hospital da Ordem de São João.

Keywords : Jerusalém; Muristan; Hospitalários; Hospital; Conrad Schick.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )