SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30Women and parish liturgy. Lay women's religion in the lordship of the Military Order of Calatrava in rural Castile (15th-16th centuries)Sources and context of the eucharistic miracles of the Cantigas de Santa María 128 and 208. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medievalista

On-line version ISSN 1646-740X

Abstract

BORCHARDT, Karl. Rivalidades nacionais entre Hospitalários? O Caso da Áustria e da Boémia, 1392-1555. Medievalista [online]. 2021, n.30, pp.203-245.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.4535.

O Priorado do Hospital na Boémia medieval, com sede em Praga, estava fragmentado por divisões étnicas e por línguas mutuamente ininteligíveis. O lugar-tenente do prior para a Áustria, Estíria, Caríntia e Carniola, que muitas vezes residia na importante comenda de Mailberg, poderia ter constituído o núcleo para a separação da Áustria relativamente à Boémia. Neste artigo edita-se e discute-se um diploma de 1392, com a resolução do capítulo do Priorado sobre a disputa entre os Hospitalários da Áustria e da Estíria, no qual os hospitalários das terras da coroa da Boémia (Boémia propriamente dita, Morávia, Silésia) evitaram cuidadosamente ofender o duque Alberto III da Áustria. Nas décadas seguintes, as tensões entre as linhas rivais dos Habsburgos na Áustria e na Estíria enfraqueceram a posição dos lugares-tenentes do Hospital, em particular durante as guerras hussitas. Após a reunificação das terras dos Habsburgos no início da década de 1460, Mailberg foi dada pelo imperador Frederico III e pelo seu filho Maximiliano a cortesãos e a credores, alguns dos quais nem sequer eram freires do Hospital. Com o apoio papal, Frederico III tentou transferir Mailberg para sua recém-fundada Ordem religiosa-militar de São Jorge, sediada em Millstatt, na Caríntia. Mas quando os Habsburgos se tornaram reis da Boémia e da Hungria em 1526, deixaram de se interessar pela divisão do Priorado do Hospital da Boémia. No início da época moderna, isso seria mais importante para o futuro do Priorado do que as identidades "protonacionais".

Keywords : Hospitalários; Boémia; Áustria; Mailberg; Imperador Frederico III.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )